Notcias
» 21 FEIRA DO LIVRO E 14 FEIRA DA CULTURA
30/10/2018

Com decoração alusiva aos Tsurus (pássaros de dobradura de papel) que são um símbolo da paz, o ginásio esteve rodeado de cores e origamis, cuja história foi contada justificando a temática.


Durante os discursos da Patrona Miriam Terezinha Mosena, por diversas vezes foram citados os tsurus e o lema da Feira “voe sem tirar os pés do chão nas asas da imaginação”.


                Os alunos das escolas puderam escrever nas asas dos tsurus os seus desejos para o mundo e ainda colaboraram expondo os trabalhos que fizeram referente às obras de Miriam Terezinha Mosena e Caio Riter.


A Feira iniciou com o Patrono da edição 2017 Hélio Mosena Erthal e a Escritora Juvenil Bárbara Christ Zaro entregando a sineta à Patrona 2018, marcando desta forma a abertura do evento.


Com a presença de diversas autoridades, na quinta-feira aconteceu o encontro de Coros que brilhantemente fizeram suas apresentações. Contou-se com a presença do Coral Jovem Cant’Arte de Salvador do Sul, o Coro Infanto-Juvenil São Francisco de Tupandi, os Canarinhos de Pinto Bandeira, Canarinhos de Farroupilha e ainda os anfitriões da noite,  os Canarinhos de Barão.


A APAE emocionou o público presente tanto na quinta quanto na sexta-feira com a apresentação da dança “Terra do Nunca”.


No dia 26, as escolas participaram ativamente da programação que contou com momentos de conversação com a Patrona Miriam e com o Escritor Convidado Caio Riter, contação de histórias com o Grupo Espaço da Arte, a apresentação do Grupo Musical da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Caspary e a apresentação do Grupo de Ballet coordenado pela professora Ana Paula Caselani Palharini.


A programação da Feira encerrou-se com a palestra “Educação, um caminho a partir da interioridade humana” com o palestrante e cantor Jorge Trevisol. A palestra foi marcada por momentos de descontração e de grande emoção.


Cabe um especial agradecimento às empresas que auxiliaram com a ornamentação do  espaço: Grupo RedSplay, Metalúrgica ITL, LL Transportes, Lojas Solar, Floricultura Flores e Surpresas e Mercado Faqui e também às escolas que se envolveram na confecção dos Tsurus que compuseram a decoração; além da CooperGomes que teve a bela iniciativa de confeccionar lixeiras que estiveram distribuídas pelo ginásio.


Durante estes dois dias pode-se estar imerso no universo da leitura e da cultura e isto só foi possível porque contou-se com a participação das escolas, livrarias, artesãos, APAE, alunas do Curso Normal do I.E.E. Assunta Fortini, artistas, colaboradores, escritores e do público em geral.