» JOVENS PRODUTORES DE BARO PARTICIPAM DE CAPACITAO EM DIETA PARA VACAS LEITEIRAS
21/02/2018

Um grupo de 14 jovens produtores do município de Barão participou na quarta e na quinta-feira (07 e 08/02) do primeiro módulo de uma capacitação em Dieta para Vacas Leiteiras. A atividade, realizada no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar de Teutônia (Certa), levou aos agricultores informações sobre dieta para ruminantes, fisiologia digestiva, exigências nutricionais, consumo de matéria seca, tipos e características dos alimentos e período de lactação, entre outros.

De acordo com o coordenador do Certa, Maicon Berwanger, a qualificação também possibilitou aos participantes o contato com duas planilhas. A primeira, para gerenciamento do rebanho, permite a tomada de decisões mais adequadas, a partir de indicadores. Já a segunda é voltada ao cálculo de dietas e ao controle de nutrição. Ambas as planilhas utilizam o Programa Boviter, que é disponibilizado de forma gratuita para os agricultores que são capacitados no Certa.

Berwanger ressalta que a intenção é a de empoderar o produtor para que ele possa ter autonomia sobre a atividade que desenvolve. “E isto tem a ver com a gestão da propriedade”, comenta, reforçando a importância do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que é operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado. “Muitos que aqui estão ‘assumirão’ a propriedade dos pais daqui a algum tempo e é importante já estar familiarizado com este tipo de ferramenta”, observa.

A  jovem agricultora Daniele Jahn, de Barão, que mora com os pais e o irmão em uma propriedade localizada na Linha General Neto Baixo. No local, a família trabalha com 18 vacas em lactação, que produzem 300 litros de leite por dia. Para Daniele, a capacitação também representa um diferencial na hora de pensar no futuro. “Muitas vezes são coisas simples, mas que fazem a diferença”, comenta, ressaltando o aprendizado recém-adquirido sobre a importância de se misturar os volumosos – silagem, feno, capim –, com a ração.

Para a realização dos curso houve parceria com a prefeitura municipal, que disponibilizou gratuitamente o transporte e, com SICREDI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa de Laticínios General Neto que auxiliaram no pagamento de parte dos custos do curso.

O segundo módulo da capacitação em Dieta para Vacas Leiteiras para esta turma deverá ser realizado no mês de julho, em data a ser definida. Outros cursos, como, Bovinocultura de Leite, Qualidade do Leite e Produção de Morango em Substrato sem Resíduo de Agrotóxicos também são oferecidos pelo certa. Mais informações sobre as qualificações podem ser obtidas no site www.emater.tche.br, no link Centros de Formação, ou pelo telefone (51) 3762-4977. O e-mail para contato é ctteutonia@emater.tche.br.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald