» CARTO NACIONAL DE SADE SER EXIGIDO NOS ATENDIMENTOS DA REDE MUNICIPAL
27/02/2018

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece à população baronense alguns pontos sobre a utilização do Cartão Nacional de Saúde.

O Cartão Nacional de Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso dos usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida.

Desta forma, todo o cidadão que necessitar de consultas, exames, procedimentos, retirada de medicamentos, vacinas e demais serviços oferecidos, deverá apresentar o Cartão Nacional de Saúde com endereço atualizado e estar residindo dentro da área de abrangência do Município de Barão.

Esta mudança acontece em virtude do processo de territorialização. Este processo consiste na apropriação do espaço pelos serviços de atenção primária à saúde, processo de criação de territórios de atuação das unidades do SUS. Esse foi o modo encontrado para resolver a questão da definição das áreas de atuação dos serviços de atenção primária, ou seja, territorializando os serviços e cadastrando a população no seu interior.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barão está emitindo o Cartão SUS, nas Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita à todos os cidadãos.

Os documentos necessários para cadastro, atualização ou alteração de endereço do Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS são os seguintes documentos:

• Documento oficial de identificação: identidade, carteira de motorista, CPF e certidão de nascimento para as crianças;

• Comprovante de residência: conta de água, luz, telefone fixo (com data de emissão dos últimos 60 dias) ou contrato de aluguel em nome do cidadão que irá alterar o endereço;

Observação: Caso o comprovante de residência não esteja no nome do cidadão que irá alterar o endereço, será necessário apresentar ainda:

• Certidão de casamento ou declaração autenticada pelo companheiro em caso de conjugue;

• Filhos menores de 18 anos certidão de nascimento ou documento oficial;

• Filhos maiores de 18 anos declaração registrada em cartório que ainda reside com o pai ou a mãe;

• Declaração do proprietário do imóvel autenticada em cartório, caso não haja contrato de locação.

Com estas mudanças pretende-se assegurar o acesso integral aos serviços de saúde a todos os cidadãos da área de abrangência, ou seja, a todos os munícipes de Barão, eliminando obstáculos e respeitando o território abrangido pelo Município.