» GUA. ECONOMIZAR PARA NO FALTAR
06/03/2018

Há algumas semanas não chove com regularidade em nossa região e o abastecimento de água é uma preocupação das Administrações Municipais de vários Municípios.
Porém, a água não pode ser fabricada. Em Barão, tanto na sede quanto no interior, nossa principal fonte de água é o lençol subterrâneo que depende das chuvas para se manter em níveis de captação.
Por isso, te convidamos para uma reflexão.
Bebeu água?
Claro que sim. E além disso, tomou banho, escovou os dentes, lavou a louça e a roupa, cozinhou..
A água está em tudo e por tudo. Já pensou se acaba?!
Desde que o mundo é mundo, a água é a mesma. Não é renovável e não existe um jeito de fabricar "novas águas", então é preciso cuidar!
Nós, brasileiros, somos privilegiados por termos água em abundância, mas isso não significa que estamos livres para desperdiçar.
Tenha consciência da importância da água e siga estas dicas:

• Uma torneira fechada pode economizar até 20 litros. Ao escovar os dentes fazer a barba, deixe-a fechada. Para lavar a louça, procure acumular ao longo do dia.
• Adeus banhos demorados. Para se ensaboar, desligue o chuveiro. Um banho de cinco minutos pode consumir até 45 litros de água em casas e mais do que o dobro em apartamentos.
• Aquela torneirinha pingando pode resultar em um desperdício de até 50 litros ao longo do dia.
• Regue as plantas com regador, e não com mangueira.
• Se deixar a piscina tapada quando não for usada, a água demora para evaporar.
• Acumule peças de roupa para lavar tudo de uma vez.
• Não lave calçadas com mangueira. A vassoura faz o serviço.
• Para retirar a sujeira do carro, use um balde e um pano para esfregar. Mangueiras e lava-jatos gastam água demais.

A água é um direito de todos!