» EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE PARTICIPA DE CAPACITAO EM TRATAMENTO CONTRA O TABAGISMO
29/05/2018

Nos dias 22 e 23 de maio de 2018 os médicos Dr. Fábio Duarte Schwalm e Dra. Vanessa Laubert La Porta, juntamente com as enfermeiras Luciane Delai Miorelli e Daniela Molmann, participaram de uma capacitação em Porto Alegre, cujo objetivo foi capacitar recursos humanos para realizar Abordagem Intensiva ao Fumante.

A capacitação abordou assuntos importantes aos quais os profissionais devem ter conhecimento facilitando a disponibilidade de auxílio e ao acesso e suporte ao paciente nessa jornada. O programa de Abordagem Intensiva ao Fumante foi ministrado pela coordenação de profissionais em diferentes especialidades na área da saúde.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de milhões de mortes anuais.

O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante. Os efeitos da nicotina desaparecem ou diminuem após algumas horas de seu consumo e os sintomas desagradáveis, como a Síndrome de Abstinência surge, levando ao ciclo da dependência (se fumo me sinto bem, se não fumo me sinto mal).

Por isso, compreende-se que o programa de Tabagismo é de extrema importância, pois abrange assuntos reais presentes na vida de fumantes. Por meio disso, os profissionais devem ter capacitação para coordenar indivíduos que estejam predispostos a modificar seus hábitos, onde se estabeleça uma relação de confiança e parceria entre profissional e paciente nesse período de mudanças.

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Barão juntamente com as Equipes de Saúde da Família pretendem realizar grupos de fumantes a partir dos conhecimentos adquiridos nesta capacitação, além do Município passar a receber medicamentos que auxiliam no tratamento. Desta forma, pretendemos exaltar a importância do amor pela vida e pela saúde, assim, disponibilizando capacitações aos profissionais do município em prol dos baronenses.