» EDUCAO BARONENSE AVANA NO IDEB 2017: TODAS AS METAS ATINGIDAS
10/09/2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O IDEB é apresentado a cada dois anos e os números de 2017 foram divulgados na última semana.

O Município de Barão se destacou regionalmente atingindo todas as metas do índice.

No quadro geral, que avalia as escolas das redes municipal e estadual, o desempenho dos 4º e 5º anos do ensino fundamental ficou com nota 6,6 frente a uma meta de 6,2. Nos 8º e 9º anos, a nota obtida foi de 5,5 frente a meta de 5,4. E o ensino médio ficou com média 5,0 (não há metas estabelecidas para o ensino médio).

A avaliação da rede municipal também superou as expectativas. Na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental realizada nos 4º e 5º anos, a nota foi 6,6 frente à meta de 5,7. Já os anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) ficaram com média 5,6 frente a meta de 5,1.

O resultado é fruto de um esforço coletivo entre as direções das escolas, pais, professores, alunos e sucessivas administrações municipais.

Graças ao empenho de toda a comunidade escolar, de ambas as redes de ensino, nosso município ganha destaque na área da educação, fato que também aumenta a responsabilidade dos gestores.