» BALANO DO JERGS 2018
01/10/2018

Futsal/Handebol Etapa Regional

A E.M.E.F. Senhor do Bom Fim, de Arroio Canoas, Barão, participou da Etapa Regional da competição de Futsal e Handebol nos dias 09 de agosto e 17 de setembro, onde ficou em terceiro lugar nas duas modalidades.

No futsal vinte e quatro equipes iniciaram a competição em Tupandi, divididas em três ginásios, cada ginásio oito equipes divididas em duas chaves com quatro equipes, todos contra todos dentro da chave, jogos de 12 minutos, onde a E.M.E.F. Senhor do Bom Fim enfrentou e venceu as equipes de Dois Irmãos, Capela de Santana e Pareci Novo, indo para a final contra a equipe de Harmonia, vencedora da outra chave. O jogo contra Harmonia foi bastante movimentado, a equipe adversária abriu dois a zero, mas a E.M.E.F. Senhor do Bom Fim conseguiu buscar o empate e levar para a prorrogação, onde continuou o empate, decidindo a vaga para o triangular nas penalidades máximas, ficando quatro a três, para Barão.

Chegando ao Ginásio principal classificados, descobrimos que enfrentaríamos dois times muito qualificados, time de Taquara e o time de Morro Reuter. Assistimos o primeiro jogo muito equilibrado entre as duas equipes que terminou em zero a zero, fomos para o jogo contra Taquara, saímos vencendo, um a zero, porém sedemos o empate no final da partida um a um.

Fomos então para o jogo decisivo contra Morro Reuter, um time bem treinado, montado para vencer, um camisa 10 canhoto armador de jogadas, muito bom. Na primeira tentativa de conclusão a gol em uma bola despretensiosa e fraca, com um desvio do nosso marcador, gol contra, trinta segundos de jogo e um a zero no placar contra nossa equipe. Buscamos o empate, porém tomamos o segundo e o terceiro quase no final do jogo, em um erro de uma cobrança de lateral. Perto do fim ainda, conseguimos diminuir com um belíssimo gol de Diego Flach, três a dois no placar, Morro Reuter classificado para a próxima etapa da competição e a EMEF Senhor do Bom Fim viu escapar entre os dedos a classificação, pois o empate com gols, segundo regulamento, favorecia a Barão. No entanto na mala trouxemos de volta uma bagagem que é muito necessária, saber que a vida não é feita somente de vitórias, e que chegar em terceiro colocado entre vinte e quatro times bons e competitivos, isso sim é importante.

Na modalidade de handebol, a competição se realizou na cidade de Novo Hamburgo, no Ginásio Cavasotto, como a procura pelo esporte não é a mesma que a pelo futsal, somente cinco equipes se fizeram presentes, pois a equipe de Montenegro desistiu de competir, a equipe de Barão jogou contra as seguintes equipes, Taquara empate em 5 x 5, Sapiranga derrota 13 x 5, São Leopoldo vitória 15 x 4 e Novo Hamburgo derrota 7 x 5, conseguimos o terceiro lugar pois empatamos em pontos com a equipe de Taquara, porém nos critérios, melhor saldo de gols, foi decisivo a nosso favor, jogos eletrizantes bem disputados com a exceção do jogo contra Sapiranga, um time muito bem treinado, com dois destaques que ninguém conseguiu segurar, tanto que consagraram-se campeões e irão disputar a próxima etapa, Novo Hamburgo ficou em segundo, estávamos na disputa do segundo lugar, o primeiro tempo do jogo decisivo contra Novo Hamburgo vencíamos por 5 x 1, porém na segunda etapa, devido à pouca opção no banco de reserva e o jogo de handebol ser muito desgastante, acabamos cedendo e acabamos derrotados, mas felizes, pois a nossa Escola mesmo com poucas opções com o total 47 alunos, deslocou todos que poderiam jogar, sendo que jogaram a categoria juvenil de 15 até 17 anos, todos com 15 anos, fizeram um bom papel pois não temos como fazer uma “seleção” dentro da escola para escolher os melhores, se dedicaram, treinaram e voltaram para a escola e suas famílias realizados com duas medalhas no peito.

Todos estão de parabéns!!

Forte abraço e meu muito obrigado, pois quando fui jogador de JERGS pelo Assunta Fortini, ganhei muitas medalhas, venci vários jogos, hoje como professor me sinto muito feliz por poder propiciar aos alunos este tipo de experiência, pois sei que levarão para a vida inteira tudo que aconteceu, assim como eu tenho na memória cada jogo e a felicidade de poder jogar em outros lugares, contra pessoas diferentes, um misto de felicidade e tristeza, pois nossa escola se despede destes alunos dedicados e esforçados que em equipe se destacam, mas no fim do ano nos deixarão, irão buscar novos ares em outras escolas estão saindo do Ensino Fundamental, desejo Boa Sorte a cada um deles e que suas vidas sejam repletas de alegrias e realizações!!

Carlos Henrique Vrielink