» BARAO CLASSIFICADO NA CONSULTA POPULAR
10/08/2017

Foram divulgados ontem os números finais da Consulta Popular deste ano e Barão está entre as cidades do Vale do Caí classificadas para receber recursos.

Na média geral, esta foi a maior votação eletrônica já realizada na história da consulta popular que começou em 1998. Em todo o Estado, foram de mais de 700 mil eleitores ajudado a decidir o futuro do nosso estado.

Os números finais foram contabilizados no início desta semana para definir quais foram às demandas mais votadas. As três com mais votos receberão recursos, sendo 50% do valor para a primeira, 30% para a segunda e 20% para a terceira.

Para o Vale do Caí em 2018 foram destinados pelo Governo do Estado R$ 1.721.428,57. A demanda mais votada foi da Saúde, para a ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS (unidades básicas, unidades de média complexidade e hospitalares), que recebeu 10.553 votos e para o qual serão destinados então R$ 865.714,29. Em segundo ficou Desenvolvimento Rural, visando universalizar a oferta de banda larga e internet na zona rural, que obteve 2.209 votos e receberá R$ 519.428,57. E a terceira mais votada foi a demanda da Segurança Pública, buscando estimular o registro dos casos de abigeato, na região, para mapeamento e definição de estratégias de segurança na zona rural, além de recursos para viaturas, equipamentos e viaturas, o qual obteve 2.039 votos e receberá R$ 346.285,71. As outras três demandas eram sobre cultura, turismo e esportes; desenvolvimento econômico e desenvolvimento rural na ampliação da produção orgânica regional.

Em Barão, foram 484 votos, representando mais de 10% dos eleitores do município.

Aqui, as demandas mais votadas foram as seguintes:

• Saúde com 139 votos;

• Segurança Pública com 106 votos;

• Desenvolvimento Rural com 14 votos;

Todos os 19 municípios da região tiveram uma participação maior do que 4% do eleitorado, classificando-se para receber os recursos. Na soma total de eleitores da região participaram 16.632 eleitores neste ano, o que representa 12,24% do total de 135.936 do eleitorado do Vale do Caí. O número de participantes agora em 2017 foi bem maior do que os 1,9% do ano passado, quando votaram apenas 2.533 eleitores em toda a região. No próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, terá nova reunião dos representantes dos municípios no campus da UCS do Caí para definir o encaminhamento das demandas mais votadas para o Governo do Estado.

A Administração Municipal de Barão agradece a participação e o engajamento de todos na Consulta Popular deste ano. São recursos que serão somados ao esforço do Município em melhorar nossa qualidade de vida.