Notícias
» HELIO MOSENA ERTHAL SERA O PATRONO DA 20 FEIRA DO LIVRO DE BARAO
02/10/2017

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2017 acontecerá a 20º Feira do Livro e 13º Feira da Cultura do Munícipio de Barão, no Ginásio Poliesportivo.


O patrono da Feira do Livro, Hélio Mosena Erthal, nasceu no dia 15 de abril de 1990 em Garibaldi – RS. Filho de Maria Dolores Mosena e Renato Erthal e irmão mais velho de Gabriel Mosena Erthal, mudou-se com a família para Barão em 1998, onde residem até hoje. Teve uma infância tranquila na cidade que sempre foi um bom lugar para se viver.


Formou-se no Ensino Médio do I.E.E. Assunta Fortini em 2007. Realizou seu sonho de infância de se tornar jogador profissional de futebol no final de 2009, depois de muita dedicação, esforço e apoio de parentes e amigos durante sua adolescência. Teve uma carreira de honestidade pelo jogo, compreensão do respeito a vida de atleta e grande destaque pelos pequenos clubes que atuou. Jogou no interior do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Viajou muito pelo sul do Brasil com seu esporte. É lembrado com carinho pelas torcidas, por acessos, títulos e pela garra que demonstrava dentro de campo. Carrega essa parte da vida com orgulho, deixando refletir isso em seus passos. Sua paixão por escrever começou como um passatempo, para aliviar algumas noites de insônia, para deixar as viagens mais curtas e para diminuir a saudade de casa. Sempre escreveu tentando demonstrar algo bom com suas palavras. Nos seus traços, linhas e textos coloca o que pensa e sente, sem medo de evidenciar suas opiniões e sentimentos.


Tem como inspiração vários escritores e artistas e, tenta trilhar um caminho de boas vibrações sempre conectado com Deus. Começou a divulgar seu trabalho pela internet em 2012. Chamou a atenção pelas várias facetas de vida que apresenta. Defende que com pensamento positivo tudo dá certo e que só com sentimento verdadeiro coisas boas acontecem. A ideia de construir e lançar livros ou, de por algum momento, virar realmente escritor, era plano definitivamente distante, mas virou realidade rapidamente e muito antes do esperado.


Juntando seus escritos com os desenhos de seu irmão, em um projeto de deixar a leitura ainda mais interessante, apresentou com grande aceitação do público o livro “Pensamento Rabiscado” em 2016. Escreve semanalmente para o Jornal Ação, gerencia várias páginas e blogs na internet e é mediador voluntário no projeto Mais Educação na E. M. de Ensino Fundamental Nicolau Bourscheid.


Nesse ano lança sua segunda obra “Palavras do Coração” – A arte de sentir. Mais uma parceria com seu irmão que expressa o amor em suas páginas. É escutando o coração que ele segue acreditando que plantando boas sementes chegará a sua vitória: Fazer o maior bem possível. Um boleiro poeta. Um poeta boleiro.