» PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE ENCONTRO DO SUSAF
21/10/2017

Na manhã desta sexta-feira o Prefeito Municipal em Exercício, Sr. Tercílio Anselmini e a Assessora da Secretaria da Agricultura, Roberta Seibel, estiveram presentes na reunião com o Diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Alexandre Rodrigues, na Prefeitura de Poço das Antas. Também participaram o Sr. Prefeito de Poço das Antas Ricardo Flach, assessores e EMATER local.

No encontro discutiu-se sobre o SUSAF e os passos a seguir para os municípios terem a possibilidade de se enquadrar no programa.

O SUSAF permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipal, o comércio em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul, o que até então só caberia àqueles registrados na SEAPA por meio do CISPOA. Para que os municípios obtenham adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

A dificuldade maior dos municípios é a falta de estrutura perante a lei, por isso acredita-se em vinculação através de consórcio para a adesão ao Programa.

Supermercadistas também vem acompanhando de perto a evolução do programa para poder iniciar parcerias com pequenas produtores e disponibilizar os produtos coloniais no mercado.