» PRODUTORES PARTICIPAM DE REUNIÃO TÉCNICA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE POMAR DE CITROS
10/02/2018

Um grupo de produtores dos municípios de São Pedro da Serra, Salvador do Sul e Barão participou, na tarde de terça-feira (06/02), de uma reunião técnica com demonstração de método (DM) sobre implantação de pomar de citros. Organizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Barão e Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), a atividade foi realizada na propriedade da família Gauger, da localidade de Linha General Neto Alto, em Barão.

Na ocasião, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, demonstrou na prática a forma correta para o plantio de uma muda de citros, bem como o manejo adequado para esta. "Lembrando, também, que devem ser observados todos os aspectos que envolvem a implantação do pomar", salientou, referindo-se à importância da escolha de um terreno adequado e da realização da análise do solo como parte do planejamento.

O evento - parte do plano de expansão da Ecocitrus, que busca incentivar novos agricultores a implantarem pomares de laranjas e bergamotas - também serviu para que os participantes tirassem dúvidas a respeito da cooperativa e de outros assuntos, como certificação de orgânicos, mercados institucionais e preço pago aos produtores. "Estes encontros visam a aproximação com agricultores que possam ter potencial para desenvolver a atividade", ressalta o gerente industrial da Ecocitrus, André Hoffmann.

Hoffmann explica que, atualmente, a planta industrial da cooperativa processa 4,8 mil toneladas de frutas orgânicas por ano, havendo capacidade para que este número alcance as 20 mil toneladas em um período de 365 dias. "É este mercado em potencial que queremos apresentar como uma alternativa para os agricultores", destaca o representante da Ecocitrus. "E como a procura por produtos orgânicos cresce exponencialmente, este é um mercado mais do que garantido", completa.

A anfitriã do dia, Neli Gauger, é uma das agricultoras que já está com a área pronta para a implantação de um pomar com 400 mudas de laranjas da variedade Valência. Produtora de milho, leite e eucalipto, acredita na citricultura como uma alternativa a mais de renda. "A intenção, inclusive, é ampliar a área no futuro", projeta Neli, que integra o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado.

A reunião técnica também contou com a participação de lideranças locais, como o vice-prefeito de Barão, Tercílio Anselimini, e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Salvador do Sul, Gledes Forneck, além dos representantes da Ecocitrus, Daniel Bender e Renato José Schommer. Outras atividades como esta têm sido realizadas em localidades de diversos municípios do Vale do Caí e buscam incentivar agricultores para o cultivo de citros orgânicos, como forma de agregar renda.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald