Prefeitura Municipal de Barão-RS
Portal

Prefeitura Municipal de

Barão

Prefeitura Municipal de Barão-RS

Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE IMPLANTARÁ SISTEMA DE ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA - 02/08/2019


Participando do percurso de aperfeiçoamento do SUS, a Secretaria Municipal da Saúde de Barão inicia no dia 12 de agosto de 2019 um novo processo de trabalho no qual é implantado o Acolhimento à Demanda Espontânea.


O acolhimento é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde para resgatar os princípios do SUS da universalidade e da equidade, na medida em que não somente visa dar uma resposta às demandas de todos os usuários que procuram a unidade de saúde, mas também pretende considerar as necessidades singulares na priorização do atendimento através da classificação de risco.


Em termos práticos o Acolhimento à Demanda Espontânea implanta um novo processo de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro onde o cidadão que não tiver consulta agendada para o dia e chegar para atendimento médico na UBS será encaminhado ao profissional de enfermagem que realizará o Acolhimento e classificará o risco deste paciente. Após avaliação do profissional de enfermagem o paciente será encaminhado para consulta médica no dia se constatada a necessidade ou será agendada consulta médica, se constatado que o paciente pode aguardar, para a próxima agenda do profissional médico ao qual o paciente está vinculado.


Alertamos que as consultas médicas de Demanda Espontânea que aconteciam nas segundas e quartas feiras não serão mais disponibilizadas, pois todos os pacientes que buscarem atendimento médico na UBS serão avaliados para constatar a necessidade imediata de atendimento médico.


Ressaltamos que acolhimento é também uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) e quer trazer para o debate o papel de cuidador do profissional de saúde e a importância da responsabilização pelo usuário.


Acesso Rápido

horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 11:30
13:00 às 17:00

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados