Prefeitura Municipal de Barão-RS
Portal

Prefeitura Municipal de

Barão

Prefeitura Municipal de Barão-RS

Notícias

SEMINÁRIO REGIONAL APRESENTA DIAGNÓSTICO DO ARTESANATO DO VALE DO CAÍ - 08/10/2019

Com o objetivo de fortalecer os grupos de artesãos do Vale do Caí, despertando-os para um olhar mais crítico e que seja capaz de explorar as potencialidades da região, sua marca e sua identidade, a Emater/RS-Ascar realizou na quarta-feira (02/10), no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí, mais uma edição do Seminário Regional de Artesanato. A ação dá continuidade ao trabalho iniciado no mês de julho, durante Dia da Criatividade, quando a designer Fernanda Sklovsky realizou palestra sobre "Design Territorial e Turismo" para representantes de 14 municípios do Vale do Caí.


Naquela ocasião, Fernanda reforçou a importância do contexto histórico, cultural e agrícola de cada município, para agregar valor aos produtos artesanais, e apresentou um diagnóstico com os 14 grupos de artesãos presentes. O resultado deste levantamento, de acordo com a designer, visa a dar um novo olhar para o artesanato local, avançando para uma linguagem mais representativa e que fuja do "mais do mesmo". "A ideia é tirar aquela cara ultrapassada das peças que, em muitos casos, têm pouca diferença de um para outro município, apostando em ícones locais e oxigenando as criações", reforçou.


Nesse sentido, a profissional reforçou o conceito de design territorial como uma ferramenta capaz de descortinar a história por trás dos produtos artesanais, trazendo-o para o seu contexto cultural. Para Fernanda, é importante manter a tradição, os valores e a identidade do local em que o artesanato é produzido, sem abrir mão dos aspectos relativos ao design, como funcionalidade, ergonomia e visual dos produtos, o que gera conforto, segurança e satisfação ao consumidor. "Como exemplo, em Bom Princípio temos um ícone forte que é o morango e que possibilita um sem fim de criações, de souvenires e outros", ponderou.


A mesma lógica foi aplicada para todos os demais municípios participantes, com ícones, símbolos e outros aspectos históricos e culturais surgindo como elementos potenciais para o trabalho com a matéria-prima. "Características da geografia, santos que dão nome ao local de origem, gastronomia típica da região, produções agrícolas e outras podem ser aplicadas para a construção de objetos que representem um pouco do local que este se origina", observa Fernanda. "A intenção é desenvolver esse artesanato que já possui uma longa caminhada na região", completa a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.



Organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Artesãos do Vale do Caí, o evento terá continuidade no dia 10 novembro, quando será realizada uma Feira do Artesanato em São Sebastião do Caí. Autoridades, como o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, e o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Elton Fernandes, destacaram o trabalho que busca reforçar o artesanato como uma ação representativa da cultura local. Participaram do encontro artesãos de Bom Princípio, Vale Real, Tupandi, Alto Feliz, Barão, Brochier, Maratá, São Pedro da Serra, São Vendelino, São José do Sul, Capela de Santa e São José do Hortêncio, além da sede.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald


Acesso Rápido

horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 11:30
13:00 às 17:00

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados