Prefeitura Municipal de Barão-RS
Portal

Prefeitura Municipal de

Barão

Prefeitura Municipal de Barão-RS

Notícias

2ª FEIRA REGIONAL DE AGROINDÚSTRIA E AGRICULTURA FAMILIAR É REALIZADA EM MONTENEGRO - 14/10/2019

A Praça Rui Barbosa, no centro de Montenegro, foi o cenário para a segunda edição da Feira Regional de Agroindústria e Agricultura Familiar do Vale do Caí, ocorrida na terça-feira (08/10). Organizado pela Emater/RS-Ascar e pelas prefeituras dos municípios participantes, com o apoio da cooperativa Sicredi, o evento teve o objetivo de dar visibilidade aos produtos das agroindústrias e da agricultura familiar da região, valorizando a sua cultura, resgatando os saberes tradicionais das comunidades e celebrando a feira como um espaço em que a população se encontra, troca experiências e confraterniza.


No local, mais de 30 agroindústrias e agricultores familiares de 15 municípios do Vale do Caí comercializaram produtos diversos, como pães, sucos, biscoitos, cucas, ovos, mel, derivados de cana de açúcar, feijão e sal temperado, além de verduras e frutas da estação. Também foram ofertadas de forma gratuita ao público que circulava pela praça outras atrações, como mostra e venda de artesanato, Espaço do Cuidado, com terapias de reiki e florais, meditação, constelação familiar xamânica, acupuntura e terapia védica, exposição de roteiros turísticos, apresentações artísticas e informações nutricionais.


Integrante da equipe de organização, a extensionista da Emater/RS-Ascar Rogéria Flores salienta que a Feira reúne uma série de ações que o Grupo de Segurança e Soberania Alimentar, composto por técnicos da Instituição e por nutricionistas, trabalha desde 2003, visando qualificar a alimentação das famílias. "Além da feira, palestras, oficinas e outras atividades são organizadas pelo coletivo", enfatiza Rogéria. "Como resultado da valorização do que aqui é cultivado, percebe-se a melhoria na diversificação alimentar e nos hábitos saudáveis da população", avalia. "Além de a renda permanecer na região", complementa.


Barão esteve presente com a Agroindústria Familiar Nona Diva, Cooperativa de Laticínios General Neto e GAB - Grupo de Artesanato Baronense, e contou com a presença do vereador Claudir Antônio Ludwig.


Além de agricultores, extensionistas, representantes de entidades e público em geral, o evento contou com a participação de autoridades, como o prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller, e o supervisor da Emater/RS-Ascar, Fábio Encarnação, bem como de vice-prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças dos municípios envolvidos. Lembrado pelo protocolo, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Felipe Lampert, também foi mencionado pelo esforço para a consolidação do evento. "Uma Feira deste porte, que valoriza as cadeias curtas e o papel transformador da agricultura familiar, não aconteceria sem o trabalho em parceria", resumiu Encarnação.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald


Acesso Rápido

horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 11:30
13:00 às 17:00

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados