RECOLHIMENTO ÓLEO DE COZINHA USADO - 09/03/2020

Óleo e gordura são responsáveis por 40% dos casos de entupimento das tubulações. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, estes resíduos vão se acumulando no encanamento e se solidificam, formando camadas de gordura que endurecem e dificultam o fluxo de água até bloquear por completo o escoamento.

Além dos entupimentos, o óleo de cozinha causa grandes estragos no meio ambiente, podendo contaminar a água, solo e a atmosfera. O potencial de contaminação do óleo é imenso: 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, como óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lago, impedindo a entrada de luz e oxigênio.

O solo também pode ser contaminado por meio do descarte juntamente com o lixo orgânico. O resíduo danifica plantas, polui lençóis freáticos e torna o solo impermeável, causando enchentes e inundações. A contaminação na atmosfera ocorre devido á decomposição do óleo que produz gás metano.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação cria a Campanha para dar o destino correto que permite a reciclagem do resíduo. A campanha em fase inicial procura mais pontos possíveis para arrecadação dos mesmos.

Para descartar, coloque o óleo frio em uma garrafinha e leve até um dos pontos de coleta de óleo.

Faça a sua parte!

Pontos de Coleta:

Ø  Escola Carlos Gomes

Ø  Escola Senhor do Bom Fim

Ø  Escola Nicolau Bourscheid

Ø  Instituto Assunta Fortini

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados