A SAÚDE EM BARÃO NO 32º ANO - 19/05/2020

A SAÚDE EM BARÃO NO 32º ANO

Em Março deste ano a Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu o Plano de Contingência Municipal, o qual está em consonância com os Planos de Contingência Nacional e Estadual (Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul) para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), nos quais, em caso de surto, definem o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada esfera e nível de complexidade.

Com a intensificação da pandemia o Município de Barão decretou o uso obrigatório da máscara, e a partir desta Segunda, dia 11, o uso passa a ser obrigatório no Estado. Em nosso município, a população em sua grande maioria está correspondendo e aplicando o uso corretamente.

A equipe de Saúde de Barão conta com duas equipes ESF (Estratégia Saúde da Família) e uma equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que atuam de forma conjunta nas Unidades Básicas do Município. Totalizando lotados na Secretaria: 1 Secretário da Saúde, 1 Gerente da Atenção Básica, 3 Médicos, 4 Enfermeiras, 4 Técnicas de Enfermagem, 1 Psicóloga, 2 Fisioterapeutas,1 Nutricionista,1 Médica Veterinária, 2 Dentistas, 1 Auxiliar de Saúde Bucal, 12 Agentes Comunitários de Saúde, 1 Agente de Combate a Endemias, 5 Motoristas, 5 Recepcionistas, 2 auxiliares na Farmácia, 3 auxiliares de limpeza. Totalizando 48 funcionários.

Ambas as equipes, totalizaram no ano de 2019 41.664 atendimentos que englobam: atendimento domiciliar, atendimento individual, atendimento odontológico individual, atendimento de especialidades, atividade coletiva, vacinação, visita domiciliar e territorial, procedimentos individualizados.

Tivemos no último ano, duas grandes perdas relacionadas à Saúde: Dr. João Carlos de Azevedo e Dr. Victor Hugo Lenz Pereira. São pessoas que marcaram profundamente a área da saúde no Município de Barão.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados