CONHEÇA OS TIPOS DE TESTE PARA COVID-19 - 19/05/2020

No momento existem dois tipos de exames que diagnosticam o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e não são indicados para todo mundo.

Os dois tipos de testes são o SWAB e o teste rápido, sendo que o Município tem os dois tipos de testes disponíveis. Segundo o Ministério da Saúde esses testes, para serem aplicados, devem seguir critérios rigorosos, pois está havendo um desabastecimento de testes e o Município deve seguir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O SWAB ao contrário do que possa parecer, não é um exame de sangue que faz o diagnóstico. O teste para o novo coronavírus é feito a partir do recolhimento de secreções da região da nasofaringe e da orofaringe. Esse exame é realizado somente em pacientes hospitalizados e apresentando sintomas graves da doença, preferencialmente do terceiro ao quinto dia após inicio dos sintomas. O material do exame do SWAB é encaminhando ao LACEN de Porto Alegre sendo que o resultado demora até sete dias.

Os testes rápidos são aplicados a partir do décimo dia do início dos sintomas nos seguintes grupos:

- Pacientes com formas graves e internados;

- Profissionais de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e no hospital de Barão com sintomas gripais;

- Pacientes com sintomas gripais (febre + tosse ou dor garganta ou coriza ou dificuldades para respirar, dor torácica) que tiveram contato com casos confirmados do COVID -19.

Sendo que o resultado do exame demora em torno de quinze minutos para leitura. Todos os pacientes diagnosticados com síndrome gripal atendidos nas Unidades Básicas de Saúde são notificados ao Ministério da Saúde e são monitorados pela UBS que o paciente é vinculado.

É muito importante a população entender os tipos de exames realizados para o COVID-19 e as condutas para realização dos testes preconizadas pelo Ministério da Saúde. Qualquer dúvida pode ser esclarecida com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2020 ® Todos os Direitos Reservados