SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 09/06/2020

Com a Pandemia de Covid-19 que alterou a rotina de todos nós, as ações comemorativas e de conscientização da Semana do Meio Ambiente tiveram que ser alteradas, prezando pela segurança e saúde de todos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem um convite a fazer aos baronenses:

Que tal publicar uma fotografia de um ambiente/paisagem natural ou de uma ação que você faz para preservar o nosso meio ambiente? Publique esta foto nas redes sociais usando a hashtag #BarãoEuCuido.

Nas imagens e no texto que seguem, estão contidas algumas dicas simples do que podemos fazer para preservar a Mãe Natureza.

1 Não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes). Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos. Pilhas, baterias e lâmpadas devem ser armazenadas separadamente e entregues em pontos de coleta, para que seja dada a destinação correta.

2 Várias ações diárias podem nos levar ao desperdício de água, como não fechar a torneira ao fazer a higiene das mãos e dentes (bem como abrir a torneira de forma que permita vazão desnecessária de água), banhos demorados, vazamentos nos canos não corrigidos, etc.

3 O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. O inverso do ato de desmatar é o de plantar uma árvore, um ato nobre de comprometimento com o meio ambiente, mas para isso devemos se ater a algumas regrinhas em caso de plantios em calçadas no perímetro urbano, primando-se por espécies arbóreas nativas, de porte que não prejudique a fiação elétrica e de telefone. Neste caso a execução do plantio deve ser acompanhada por técnico capacitado.

4 A conservação das espécies de animais silvestres, bem como dos seus habitats e dos ecossistemas como um todo, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção de vários serviços essenciais ao bem estar humano. E o que falar dos animais domésticos? Eles fazem parte e compartilham conosco inúmeros momentos de alegria. Os animais, sejam eles domésticos ou silvestres, merecem o nosso respeito e cuidado, sendo nosso dever zelar por eles.

5 Permita-se fazer uso das sacolas retornáveis em suas compras e contribua para a redução da utilização de sacolas plásticas, elas acabam impactando florestas, rios e o oceano, bem como os seres que vivem nestes ambientes. As sacolas plásticas demoram mais de um século para serem degradadas na natureza, pense nisso.

6 A redução da utilização de meios de transporte motorizados, os quais causam problemas ambientais como a geração de gases poluentes e a diminuição de recursos naturais não renováveis, juntamente à adoção de hábitos mais sustentáveis, como a caminhada e o uso de bicicletas, além de serem atitudes saudáveis, fazem parte dos hábitos que a sociedade deve acolher para concretizarmos o desenvolvimento sustentável.

7 Economizar energia é uma questão de hábito. Há muitas atitudes fáceis que podemos adotar no nosso dia-a-dia que podem se tornar costumes e que ainda ajudam a preservar o meio ambiente, como por exemplo: reduzir o tempo do banho, não deixar os aparelhos em Stand-by quando não estiver utilizando, desligar os interruptores de luzes ao sair dos cômodos, etc.

8 Evite a compra de produtos de fora da cidade para diminuir a emissão de gás carbônico (CO²) no transporte deles.

9 As áreas verdes vão muito além da beleza e bem-estar, as árvores atuam no combate à poluição, contribuindo para melhorar a qualidade do ar respirado, reduzem o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2021 ® Todos os Direitos Reservados