PRODUTORES RURAIS BARONENSES INVESTEM EM GERAÇÃO PRÓPRIA DE ENERGIA - 31/01/2019

Legenda: Geração de energia solar fotovoltaica valoriza propriedade e torna produção rural referência sustentável.

A produção primária é o carro chefe de nossa economia e nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem chegado com força a esse setor.

Um dos mais importantes custos que interferem na produção rural é a energia elétrica, principalmente no que se refere à produção de leite.

Pensando em aperfeiçoar sua produção e aumentar a renda da propriedade rural, a Família Haas da Comunidade de Linha Rodrigues da Rosa, vem efetivando um investimento de R$ 126.700,00 reais, em 78 placas fotovoltaicas para geração de energia solar.

No início da operação, levando em conta o consumo atual da propriedade, a redução será de 100% do custo mensal no gasto em energia elétrica e ainda haverá geração excedente com saldo de 40% de energia que permanece como cota junto à empresa de fornecimento da rede elétrica, o que retorna para a propriedade nos períodos de outono e inverno, onde se tem mais períodos de tempo nublado e chuvoso.

Importante destacar que os investimentos em tecnologias ajudam a reduzir custos e tempo, aumentando a qualidade dos seus produtos e uma melhor competitividade no mercado, vendo a possibilidade de um futuro garantido na área rural.

O Sr. Ivo Haas é o patriarca da família, mas conta a ajuda dos filhos Paulino Haas e Roque Haas, que mantem também a expectativa de manter os seus filhos no campo.

O compromisso da família e a permanência no campo ganham força quando a propriedade se desenvolve e a produção e a renda passam a gerar boas expectativas de futuro. Para esse grupo de agricultores o importante, além de aumentar a produção e a renda, é manter a família produzindo no campo, em equipe. "Não queremos que nossos filhos saiam do campo para trabalhar em uma indústria. Queremos a família unida e produzindo alimentos para o campo e para a cidade", ressalta Paulino.

O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Samuel Royer, destaca a importância de iniciativas como essa: "A família de empreendedores está investindo por conta própria, pois sentiu a necessidade de modernizar sua produção. Isso é um importante indicativo de que nosso produtor rural está atento aos avanços tecnológicos. Nosso agronegócio e nosso Município crescem com iniciativas como essa."

A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as pesquisas apontam que em até dois anos o Brasil estará entre os 20 países com maior geração solar do mundo. Criada a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, estabeleceu-se o sistema de compensação de energia, o que possibilitou que cada consumidor passasse a ser um potencial gerador da própria energia, utilizando fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a eólica, a biomassa e a hidráulica.

A energia solar fotovoltaica já trazia o benefício de aquecimento da água e agora com os painéis fotovoltaicos, converte a luz do sol em energia elétrica, possibilitando a redução da conta de energia em 95%.

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados