Prefeitura Municipal de Barão-RS
Portal

Prefeitura Municipal de

Barão

Prefeitura Municipal de Barão-RS

Símbolos

O BRASÃO MUNICIPAL:

 

Segundo a Lei Ordinária n° 47, de 28 de agosto de 1989, o Brasão Municipal de Barão é baseado nas normas internacionais da Heráldica. A matéria foi pesquisada e desenhada pelo Artista Baronense Sérgio Afonso Flach. Os termos utilizados na descrição que segue são próprios da ciência e estão aplicados na prática do nosso Brasão.

- Elemento básico: Escudo

O Escudo eleito para compor o Brasão de Barão não é o comumente utilizado pelos municípios; o escudo samnítico de herança portuguesa, é sim, uma reverência ao fundador da "Vila Barão", um gesto de culto às nossas origens e à preservação da nossa memória histórica.

Conteúdo: Dispostos "em chefe" produtos agroindustriais de maior importância econômica, na parte mais nobre do escudo, em que, na correspondência com o rosto humano, reside o entendimento. Batata americana, engrenagem, queijo e frangos para abate, em negativo sobre "goles" (vermelho de cádmio escuro puro).

- Em "palo", o pinheiro brasileiro, típico da região com fundo em ouro na cor amarelo de cádmio puro. O pinheiro em relação ao rosto humano situa-se sob os olhos, nariz e lábios que significam respectivamente: vigilância e honra, patronato, ponto de pretensão. Ouro, riqueza, poder e luz. Pinheiro brasileiro (Araucária augustifólia) simboliza, considerando-se seu elegante porte e sua majestade, a sentinela.

- Em "ponta", a "dextra", a pequena propriedade como real característica da paisagem rural do município de Barão. A "sinistra" e em "ponta" as medas de feno, e em "ponta", a "palo", o carro de bois, representando dois hábitos que caracterizam a vida nos minifúndios, elementos em negativo sob verde, traduzindo a esperança, a fé, a amizade, o serviço e o respeito.

- Na linha do horizonte disposto em "faixa", um perfil do relevo da região.

- Nas laterais externas do escudo, do lado direito figos com ramagem verde postos em abismo, diz-se, a "dextra". Do lado esquerdo um cacho de uvas em abismo, diz-se a "sinistra". Esses dois produtos são habitualmente cultivados pelos habitantes do Município de Barão.

- Na base do conjunto, em "listel" a faixa em abismo com as inscrições: 12 de maio de 1988. Contorno e letras negras. Tendo como "brocantes", a "dextra" e a "sinistra" duas ramagens verdes com gerânios em "gules", a flor símbolo do Município.

- O conjunto é encimado pela coroa mural de (8) oito torres, símbolo universal dos Brasões de domínio, da doutrina e da pregação; virtude e força. Amarela com contornos negros no desenho, onde, em perspectiva aparecem somente (5) cinco torres. No caso específico do Município de Barão, pode-se, sem medo de errar, atribuir a "coroa" à emancipação do distrito.

 

 

A BANDEIRA MUNICIPAL:

 

Também segundo a Lei Ordinária n° 47, de 28 de agosto de 1989, a Bandeira Municipal de Barão é de formato terciado, pois seu campo configura dividido em três partes igualmente proporcionais divididas por duas paralelas horizontais: cores - faixa na base vermelho de cádmio escuro puro, simboliza força (energia), vitória, ousadia e alteza. Ao centro uma faixa branca representando a paz e a serenidade no nosso povo (pureza, integridade, obediência, firmeza, vigilância e eloquência). Acima uma faixa azul que representa a justiça, o zelo, verdade, lealdade, caridade e formosura.



O HINO MUNICIPAL:

 

É instituído como Hino Oficial do Município de Barão, RS a composição de autoria de Ir. Marisa Inêz Mosena, vencedora do concurso Público nº 003/2000.


O Hino do Município tem a seguinte letra:

A história do chão começa aqui
Com o Barão de Holleben.
Outra fonte que é memória:
Aponta o Barão de Jacuí.

"Há um lugar, bom de se viver"
No braço, na luta de um povo que crê.
A história se escreve de fato e na paz;
Terra de gente culta e audaz!

Povo nobre, forte, assaz,
Tem raízes de várias raças.
Fronteiras abertas, cultura a frente,
Exemplo de luta, de fé, pela paz.

Somando coragem, bravura, ousadia,
Projetos e sonhos se fazem, refazem.
Barão se levanta altaneiro, orgulhoso,
Mostrando a todos sua soberania.

Desponta imponente, o gigante Barão,
Entre montes de verde e dourado;
Retrata o trabalho na terra e na indústria,
Forjando o futuro da população.

 

 

O GERÂNIO

 

Segundo a Lei N°25 de 13 de abril de 1989, visando o embelezamento de nossas praças, jardins e casas, abrangendo todo o território Municipal fica instituído o GERÂNIO como FLOR SÍMBOLO DO MUNICÍPIO, uma vez que a mesma é uma flor durável, multicolorida, de fácil cultivo e adaptação ao clima da região.

 

O FIGO

 

Através da Lei N°1764 de 10 de maio de 2013, fica instituído o FIGO como FRUTA SÍMBOLO do Município de Barão/RS.



Acesso Rápido

horas

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 11:30
13:00 às 17:00

Contato Rápido

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2018 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados